TEMA 1: Mandato de Jesus Cristo

O Batismo é o primeiro sacramento e o primeiro dos
sacramentos. «O Batismo, porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da
nova lei, que Cristo propôs a todos para terem a vida eterna, e, em seguida,
confiou à sua Igreja, juntamente com o Evangelho» (Ritual da Iniciação Cristã
dos Adultos. Preliminares Gerais, 3). Neste tema, apresentamos o
fundamento do Sacramento do Batismo associado ao mandato de Jesus Cristo
ressuscitado confiado aos discípulos [Para ajudar a compreender melhor,
ler: Mateus 28, 16-20; Catecismo da Igreja Católica (CIC), números 1213 a 1216]
«Ide… fazei discípulos…
batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo»
— é, segundo a narração de Mateus, o mandato que Jesus
Cristo ressuscitado confia aos (onze) discípulos. A presença terrena de
Jesus Cristo continua com a presença missionária dos discípulos(até ao fim dos
tempos). A fórmula batismal explicitamente trinitária — «em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo» — é única em todos os escritos do Novo Testamento. É
provável que tenha origem na prática litúrgica já existente na comunidade a que
pertence o evangelista Mateus.
Batismo
O Batismo é o primeiro dos sacramentos, o ponto de partida
da Iniciação Cristã (cf. tema 7), «o fundamento de toda a vida cristã, o
pórtico da vida no Espírito (‘porta da vida espiritual’) e a porta que dá
acesso aos outros sacramentos» (Catecismo da Igreja Católica», 1213). A palavra
«batismo» deriva do «grego, ‘baptisma’, que, por sua vez, vem de ‘bapto’
(banhar) e de ‘baptizdo’ (submergir, mergulhar na água). O seu sentido
original é, portanto, banho, ablução externa, embora entendendo-a no seu
sentido de purificação e vida nova» (José Aldazábal, «Dicionário Elementar de
Liturgia» [DEL], ed. Paulinas, Prior Velho, 2007, 47).
Mandato de Cristo
Nos relatos evangélicos segundo Mateus e Marcos há uma
referência ao mandato confiado aos discípulos: «Ide, pois, fazei discípulos de
todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado» (Mateus 28, 19-20); «Ide
pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e
for batizado será salvo» (Marcos 16, 15-16). Jesus Cristo apresenta-se como
aquele que ressuscitou de entre os mortos e que tem plena autoridade para
encarregar os discípulos de continuarem até ao fim dos tempos a atividade que
tinha iniciado. Os discípulos são enviados («Ide») ao mundo inteiro para
proclamar o Evangelho, «fazer» discípulos, batizar e ensinar «a cumprir tudo» o
que aprenderam de Jesus Cristo. O (novo) discipulado concretiza-se na adesão
aos ensinamentos de Jesus Cristo («acreditar») e na participação na vida da
Trindade através da celebração do Sacramento do Batismo. Com esta referência
bíblica confirma-se que desde o tempo dos Apóstolos o Batismo tornou-se
essencial para a adesão à fé cristã, juntamente com o acolhimento do Evangelho,
a Boa Nova de Jesus Cristo. Em primeiro lugar, fica claro que a experiência
pascal dos discípulos não é para o próprio consolo interior, mas para assumir
uma missão universal. Esta missão é confiada por Jesus Cristo para que anunciem
o Evangelho a «todos os povos», ao «mundo inteiro». O anúncio do Evangelho não
tem nenhum tipo de fronteiras: geográficas, econômicas, políticas, sociais,
culturais… É universal por natureza. Hoje, esta continua a ser a missão
confiada a todos os discípulos, a todos os cristãos. O Batismo não é para um
consolo próprio, mas para dar continuidade à missão. O papa Francisco tem
insistido com frequência na importância do mandato de Cristo: «Não se fechem,
por favor! Isto é um perigo: fecharmo-nos na paróquia, com os amigos, no
movimento, com aqueles que pensam as mesmas coisas que eu… Sabeis o que sucede?
Quando a Igreja se fecha, adoece, fica doente. Imaginai um quarto fechado durante
um ano; quando lá entras, cheira a mofo e há muitas coisas que não estão bem. A
uma Igreja fechada sucede o mesmo: é uma Igreja doente. A Igreja deve sair de
si mesma. Para onde? Para as periferias existenciais, sejam quais forem…, mas
sair. Jesus diz-nos: ‘Ide pelo mundo inteiro! Ide! Pregai! Dai testemunho do
Evangelho!’» (Francisco, Vigília de Pentecostes, 18 de maio de 2013). Em
segundo lugar, a missão não consiste em transmitir uma «ideologia» ou uma
simples «doutrina». A missão está associada ao batismo: «Quem acreditar e
for batizado será salvo».
O Sacramento do Batismo é muito mais do que um simples rito
ou ritual. Celebrar o Batismo significa mergulhar a totalidade da vida em
Jesus Cristo para assumir uma vida nova.