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A Eucaristia associa a si aspetos que devem ser tidos em
conta, na preparação, na celebração e até depois da celebração. Quem, como,
quando e onde — são questões que sintetizam alguns desses pontos. Nesta
reflexão não é possível apresentar todos os elementos importantes para
responder às questões referidas; procuraremos fazê-lo também nos próximos temas
(cf. temas 19 a 22) dedicados ao Sacramento da Eucaristia [Para ajudar a
compreender melhor, ler: Marcos 14, 22-26); Catecismo da Igreja Católica,
números (CIC) 1345 a 1355]
«Tomou um pão e, depois de pronunciar a
bênção, partiu-o e entregou-o aos discípulos»
— relata o evangelho segundo Marcos, a propósito da
«Instituição da Eucaristia».
Eucaristia
Entre as expressões (cf. temas 16 e 17) usadas para designar
a Eucaristia encontra-se a de «Missa» ou «Santa Missa»: «Do latim, ‘mittere’
(enviar, despedir) […]. O termo, provavelmente, teve a sua origem na despedida
que se fazia dos catecúmenos (‘missa catecumenorum’), depois da liturgia da
Palavra e, no final, na despedida dos fiéis (‘Ite, missa est’). […] A partir do
século VI, definitivamente, deu-se o nome de ‘missa’ a toda a celebração (José
Aldazábal, «Dicionário Elementar de Liturgia» [DEL], ed. Paulinas, Prior Velho,
2007, 181).
Quem pode participar
na eucaristia?
Em termos gerais, qualquer pessoa pode participar na
celebração da eucaristia. No entanto, nem todos podem ter o mesmo tipo de
participação.
Quem preside à
eucaristia?
Todas as ações litúrgicas são presididas por Jesus Cristo;
são exercício da presença de Jesus Cristo que acontece em, primeiro lugar, na
assembleia (cf. tema 2). Todavia, nem todos têm a mesma função. E só os bispos
ou os presbíteros podem presidir à eucaristia (cf. CIC 1348).
Como é celebrada a
eucaristia?
As linhas fundamentais seguem o relato elaborado pelo mártir
São Justino, por volta do ano 155 (século II), reproduzido no número 1345 do
Catecismo da Igreja Católica. O ritual compõe-se de duas partes principais
(Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística) precedidas por uma introdução
(Ritos Iniciais) e seguidas de uma conclusão (Ritos Finais). O Catecismo Jovem
da Igreja Católica (YOUCAT) resume numa pergunta: «Como está organizada a Santa
Missa? A Santa Missa começa com a reunião dos crentes e com a entrada do
sacerdote e dos ministros do altar (acólitos, leitores, etc.). Após a saudação,
faz-se a confissão geral (ato penitencial), que culmina no Kyrie. Nos domingos
(exceto no Advento e na Quaresma) e nas festas canta-se ou diz-se o Glória. A
oração coleta introduz uma ou duas leituras do Antigo e/ou do Novo Testamento.
Antes do Evangelho, tem lugar a sua aclamação (Aleluia). Depois de anunciar o
Evangelho, o sacerdote ou o diácono faz uma reflexão (Homilia), especialmente
nos domingos e nos dias solenes. Igualmente nestes dias, a comunidade faz a sua
profissão de fé comum mediante o Credo, a que se seguem as orações de
intercessão (oração universal). A segunda parte da Santa Missa começa com a
preparação dos dons (oblatas), que é rematada com a oração sobre as oblatas. O
zénite da celebração é a Oração Eucarística, introduzida pelo prefácio e pelo
Santo. Então, os dons do pão e do vinho são convertidos no corpo e no sangue de
Cristo. A Oração Eucarística desemboca na doxologia, que faz a ponte para a
Oração do Senhor (Pai Nosso). Segue-se a oração pela paz, o Agnus Dei, a fração
do pão e a oferta dos dons sagrados aos crentes, o que em regra acontece apenas
com o corpo de Cristo. A Santa Missa termina com um tempo de silêncio orante,
uma ação de graças, uma oração pós-comunhão e a bênção pelo sacerdote» (número
214).
Quando se celebra a
eucaristia?
A Igreja Católica propõe a celebração diária da eucaristia.
No entanto, «a Igreja impõe aos fiéis a obrigação de ‘participar na divina
liturgia nos domingos e dias de festa’ e de receber a Eucaristia ao menos uma
vez em cada ano, se possível no tempo pascal preparados pelo sacramento da
Reconciliação. Mas recomenda-lhes vivamente que recebam a santa Eucaristia aos
domingos e dias de festa, ou ainda mais vezes, mesmo todos os dias» (CIC 1389).
Onde se pode celebrar
a eucaristia?
O lugar próprio é o templo sagrado, embora se possa admitir
outro lugar devidamente preparado (cf. tema 5).
«Em cada etapa da história da Igreja, a celebração
eucarística, enquanto fonte e ápice da sua vida e missão, resplandece no rito
litúrgico em toda a sua multiforme riqueza» (Bento XVI, Exortação Apostólica
sobre a Eucaristia fonte e ápice da vida e da missão da Igreja — «Sacramentum
Caritatis», 3).
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